sábado, 16 de outubro de 2010

Programa "Cultura é Currículo": A escola em cena

Agora foi a vez dos alunos dos 2º anos do Ensino Médio irem ao Teatro do Sesc pelo projeto "Escola em Cena" da Secretaria da Educação. Nesta oportunidade, assistimos ao espetáculo teatral O comecim da coisas, da companhia La Cascata Cia Cômica.

Como preparação para o espetáculo, vimos o que significam os elementos que constituem uma peça teatral, como os atores, a sonoplastia, o figurino, o cenário, a iluminação, a interação com a plateia, dentro outros momentos que poderiam ser ressaltados.

Além disso, posteriormente, localizamos o Vale do Paraíba, relacionando-o aos momentos da peça e com o livro 'Gênesis' da bíblia.

O resultado foi um artigo de opinião escrito em sala de aula e reescrito aqui no blog acerca do seguinte tema:

 
"VALE DO PARAÍBA E O GÊNESIS: CONFLUÊNCIAS ENTRE O DISCURSO BÍBLICO E A VARIAÇÃO REGIONAL".

 
Vejamos os trabalhos.......



Obs. Os comentários sobre os artigos dos colegas também geram um auxílio na nota desta atividade.

11 comentários:

  1. Gabriela Dalafini Jardim23 de outubro de 2010 às 13:20

    TEMA: Vale do Paraíba e o Gênesis: confluências entre discurso bíblico e variação regional.

    COMO TUDO COMEÇOU

    O teatro “O comecim das coisas” é parecido com o discurso bíblico da Gênesis.
    Os personagens do teatro eram Deus, Adão, Eva, e a Serpente.
    Deus criou o céu e a terra. A terra era sem forma e vazia até que ele foi criando os peixes, os pássaros, as árvores, etc.
    Certo dia, Deus decidiu criar o homem e então criou Adão.
    Assim que Deus criou Adão, deu um único limite a ele, que era não comer da fruta de uma árvore e nem lhe explicou o motivo.
    Como Adão estava se sentindo muito sozinho, então, Deus inspirou-se nas montanhas do Vale do Paraíba e criou Eva.
    Depois de um certo tempo Adão e Eva se casaram.
    Em uma tarde ensolarada, Adão saiu para pescar com Deus.
    Eva e a Serpente ficaram conversando até que a Serpente a convenceu que se ela comesse da fruta proibida ela teria conhecimento.
    Eva se interessou e acabou comendo a fruta. Adão chegou e viu Eva comendo e também comeu.
    Quando Deus descobriu que os dois haviam comido a fruta proibida, expulsou os dois do paraíso e disse que sempre que quisessem conversar com Ele era para olharem para o céu que ele estaria olhando para baixo e escutando-os.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela,
    Obrigada por ter sido a primeira a contribuir com esse espaço.
    Assim como você descreveu, o teatro seguiu as partes da bíblia, enriquecido com as tradições dos moradores do interior do estado de São Paulo.
    Parabéns pelo texto e pelo empenho...

    ResponderExcluir
  3. Vale do Paraíba

    O Governo Estadual liberou uma verba para os 2º colegiais da escola Alberto Andaló irem ao teatro no Sesc, para assistir a peça "O Comecim das Coisas" que era composta por quatro personagens: Adão, Eva, Deus e a Serpente.
    O cenário da peça era simples, assim como o vocabulário, as roupas, etc. A peça compara a beleza da natureza com a do Vale do Paraíba.
    O Vale do Paraíba fica entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde se localiza o Rio Paraíba do Sul, onde é contada a história. Deus cria a natureza, o dia, a noite, os pássaros, os peixes, o homem e a mulher.
    Eva por desobediência come a maçã que Deus avisou que não poderia ser comida. Também mostrava o respeito com os mais velhos, o diálogo, etc.
    Achei muito bom o teatro, foi uma verba bem investida, pois o teatro inspira no gêneses que nos conta como começou o mundo, uma pergunta freqüente entre todos. Deveria haver mais investimentos assim na educação, mas para todas as séries.


    Lidiene D'Ornellas

    ResponderExcluir
  4. Criação do Mundo

    Nós, estudantes do Alberto Andaló, fomos convidados para assistir a uma peça de teatro no Sesc "O comecim das coisas". A peça tinha quatro personagens: Adão, Eva, Deus e a Serpente. O cenário era simples e o modo de falar caipira, como no interior.
    A peça é inspirada no Gêneses da bíblia e compara a beleza da natureza e o Vale do Paraíba. O Vale do Paraíba se localiza entre o Rio de Janeiro e São Paulo onde fica o Rio Paraíba do Sul.
    No comecim das coisas Deus era acima de tudo, Ele criou tudo, os pássaros, quatro tipos de água (do lago, do mar, do filtro, e a que não se pode beber), a natureza, os animais, o homem e a mulher. Mostra também a desobediência, o respeito com os mais velhos, o diálogo e o poder que Deus tem sobre as coisas.
    O verba para este passeio que o Governo do Estado mandou foi um bom investimento, pois além de ser para a Educação, foi uma atividade diferente que demonstrou muito interesse nos alunos. O Governo poderia mandar dinheiro também para atividades educacionais dentro da escola.

    Fabrício Issao

    ResponderExcluir
  5. "O Comecim das Coisas"
    O nome da peça já diz o “O comecim das coisas” é de quando Deus da início as suas criações naquele mundo vazio e tomado pela a escuridão, criando animais, plantas, árvores, frutos, montanhas e tudo que é de mais belo neste mundo. Deus emocionado com tamanha beleza começa a chorar, daí foi criado o Vale do Paraíba, este é o local onde acontece os atos da peça.
    Os personagens desta peça tinham as características deste lugar, o vocabulário era caipira e também a maneira de se vestirem, o cenário da peça também era antigo feito de madeira,tudo para nos mostrar e nos enviar uma mensagem de simplicidade e dar uma magia na peça.
    Na peça Deus era representado por um tocador de viola, os sons e músicas eram feitas pelos personagens e os momentos ou os “parágrafos” eram divididos por acordes.
    E num destes acordes, Deus cria Adão para mostrar tudo o que ele tinha criado, mostrando-lhe como viver naquele mundo perfeito. Mas, um dia, Adão começou a se sentir sozinho e Deus descobre o que é e cria Eva para lhe fazer companhia naquele mundo perfeito.
    Estes dois personagens foram criados com as feições de Deus e o mesmo, para manter a ordem, proíbe os dois de comer o fruto sagrado, que foi obedecida até um certo momento! Mas como tudo de bom tem o seu lado ruim (que na peça era a Serpente, chamada de Comadre), na distração de Deus, com o incentivo da Comadre os dois comem do fruto, desobedecendo a ordem de Deus.
    Deus ao descobrir fica muito bravo e os castiga:“o de viverem sozinhos no mundo e eles teriam que trabalhar para sobreviver”.
    É assim que o fim se torna o começo!!!!! Helivelton da S.Santos

    ResponderExcluir
  6. Helivelton,
    O fim se torna o começo do mundo! Essa metáfora biblíca, que você em detalhes descreveu, é a mais bela expressão da condição humana.

    ResponderExcluir
  7. O começo do mundo
    Dadieli Roque Pereira da silva

    Na história da criação do mundo, criaram o Vale do Paraíba como se fosse o paraíso descrito na bíblia.
    O Vale do Paraíba fica entre São Paulo e Rio de Janeiro, na peça Deus era um violeiro e acreditava que o começo do mundo poderia ter iniciado no Vale do Paraíba.
    Haviam quatro personagens na peça: Deus, Eva, Adão e a Serpente, como todos conhecem a Serpente era com se fosse o Diabo.
    O cenário representava uma casa de madeira, era feita com vários materiais como papelão pano, fuxico, não tinha porta, apenas uma janela que servia para o público observar as coisas que vinham de dentro para fora do mundo.
    Essa peça foi inspirada no livro de Gênesis partindo da hipótese que as montanhas se formaram na gruta e das “ Lagrimas Divina“ se formou o rio Paraíba do Sul.
    O limite era a obediência e o respeito.
    Não assisti a peça, mas segundo relatos consegui registrar tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. Dadieli,
    O seu relato junto com a análise crítica da peça não me deixa dúvida: o trabalho foi bem realizado, pois mesmo você não estando presente no dia da ida ao teatro, conseguiu escrever tão significativa descrição deste momento.
    Você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  9. O Princípio no Paraíso

    “O Comecim das coisas” conta a história do princípio, onde Deus criou o céu e a terra e tudo que era bom, tendo como personagens Deus, Eva, Adão e a Serpente.
    O cenário tinha uma casa com uma janela, porém não havia porta, pois a janela representava acontecimentos do mundo. A estrutura era de madeira, com materiais rústicos e simples, como no Vale do Paraíba.
    A iluminação e o som eram de forma que os personagens interagissem com a plateia.
    No primeiro dia, Deus criou a luz e as trevas pois o mundo era vazio e sem nada, e passou a chamá-los de dia e de noite. No segundo dia, Deus fez os animais. No sexto dia, Deus fez Adão como a sua imagem e semelhança porque Deus se sentia só, depois disso, ele diz: “Gostei”.
    Como Adão se sentia solitário e Deus vendo que todos os animais tinham seu par, resolveu fazer Eva observando o Vale do Paraíba com suas curvas.
    Sem dúvidas, Adão gostou de Eva, porém queria lhe mostrar a natureza, então, Deus fez o casamento dos dois. Estava claro que não poderiam comer do fruto proibido, pois teriam conhecimento do mundo. No entanto, a Serpente astuta e esperta fez com que Eva comesse do fruto e Eva comeu e assim também deu a Adão.
    Para finalizar, Deus descobriu e expulsou Adão e Eva do Vale do Paraíba e falou para seguirem sua caminhada sozinhos. Assim a peça acaba.

    Eliane Ferreira Coelho

    ResponderExcluir
  10. Eliane,
    Como eu fico agradecida pelo trabalho desenvolvido em sala de aula quando eu leio os seus textos. Você evoluiu muito na sua escrita, incorporando a sua visão de mundo e criticidade acerca da realidade que vivenciamos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Lidiene e Fabrício,
    Acredito que posso falar dos dois em um só comentário. A 'verba' que o Governo do Estado liberou faz parte de um projeto intitulado "Cultura é Currículo". No entanto, nossa escola está participando agora desta iniciativa, que vocês perceberam a importância e a contribuição na construção do conhecimento de vocês.
    Esperamos que este projeto possa beneficiar mais vezes nossa escola.

    Obs. Como já esperado, o texto de vocês sempre carrega uma reflexão crítica que vai além do apresentado em sala ou cena. Parabéns!

    ResponderExcluir